REIKI USUI SHIKI RYOHO

O que é o Reiki?

REIKI é um sistema de cura natural através da transferência de Energia Vital Universal ou Energia de Luz, podendo ser feita localmente por imposição de mãos sobre as zonas do corpo a tratar, ou à distância, por visualização ou concentração mental e energética.

A palavra REIKI é um ideograma de origem japonesa, que se divide em duas partes: kanji (caracter) superior, representando a palavra REI, que designa a Energia Universal, e kanji (caracter) inferior, que representa a palavra KI, a Energia Vital que se encontra em todos os seres viventes, bem como no nosso planeta em várias formas.

REIKI é uma terapia que utiliza a Energia Vital Universal (REI) para harmonizar e tratar a Energia Vital Individual (KI) dos seres deste planeta e do próprio planeta. Podemos também dizer, de outra forma, que o Sistema Usui de Harmonização Natural denominado REIKI vem equilibrar, através duma energia subtil cósmica – a Luz Divina ou Infinita –uma outra energia mais densa – Ki – também conhecida por outras denominações – Fluido da Vida, Ka, Energia Bioplasmática, Prana, Qi ou Chi, que segundo a Medicina Chinesa se divide em Yin e Yang,

A essência deste sistema nasce a partir do Dr. Mikao Usui, monge budista numa pequena universidade cristã, em Kioto, no Japão, no final do século XIX.


Tendo o mesmo estado sempre em busca do conhecimento espiritual por todo o Japão, China e Europa, após várias práticas meditativas e técnicas no monte Kurama, em Março de 1922 sente a experiência de uma poderosa luz espiritual ou vivência reveladora – a luz de sintonização da energia REIKI.

Vem mais tarde a desenvolver uma sociedade de cura natural através deste método, abrindo também uma clínica em Harajuku, Aoyama, próximo de Tóquio, onde começou a dar conferências e a praticar REIKI. Mais tarde, com o desenvolvimento desta terapia e por mérito da ajuda oferecida em todo o país, recebeu o reconhecimento do governo japonês, que lhe entregou a distinção Kun San-To pelos seus extraordinários méritos humanitários.

Esta terapia vem posteriormente para Ocidente através duma discípula do Dr. Chujiro Hayashi, chamada Hawayo Takata, de origem hawaiana a qual, após ter sido curada da sua enfermidade na clínica de Reiki deste Mestre, ficou a trabalhar com ele desenvolvendo o seu conhecimento neste método terapêutico, trazendo-o posteriormente para a sua terra de origem em 1937, acompanhada pelo Dr. Hayashi, um pouco antes do período em que o Japão ficou isolado do Ocidente, devido â Segunda Guerra Mundial. Apesar de tudo, tanto antes como depois da guerra, Mestres de Reiki japoneses continuaram exercendo estas suas funções no próprio país. Graças à Mestre Takata, que posteriormente viajou para os Estados Unidos, também no Ocidente se espalhou esta nova e diferente forma de terapia natural.

Mais informações sobre os controlos do Centro Internacional para Estudos sobre Reiki, visite a página de W. Rand: www.reiki.org

O que é o Karuna Ki?

Karuna é uma palavra oriunda do sânscrito que designa Acção compassiva ou Compaixão, podendo ser traduzida como qualquer acção para diminuir o sofrimento de outros seres vivos.

O sistema Karuna Reiki nasce a partir de uma ramificação de Reiki acrescida de novas técnicas e símbolos e cujos Mestres pretenderam distingui-la do sistema de Reiki Tradicional de Usui. Inicialmente conhecida como Sai Baba Reiki, segundo consta baseado na conexão com técnicas e símbolos sintonizadas do Avatar Indiano Sri Sathya Sai Baba para Kathleen Milner.
Por motivos religiosos e legais viram necessidade de mudar este nome para Karuna Reiki, tendo este registo sido feito por Willian Rand.

Assim, Kathleen Milner foi iniciada no grau de Mestra de Reiki por Hawayo Takata, desenvolvendo posteriormente o seu próprio sistema em 1991 – Tera Mai Reiki, e Willian Rand foi iniciado no sistema de Kathleen e desenvolve o Karuna Reiki.

Karuna Ki trata-se de um sistema de cura energética que engloba elementos baseados no Karuna Reiki e Tera Mai Reiki, embora não possua qualquer afiliação com estes sistemas criados por Willian Rand e Katleen Milner, respectivamente, tendo estes por sua vez, origem no Sai Baba Reiki, também criado por Katleen.

Tal como no Reiki, que Mestres independentes que não concordavam com o controlo tradicional imposto fizeram derivar ramificações deste sistema, também o mesmo aconteceu no Karuna Reiki. Entre estes Mestres podemos destacar:

Rosy Naor, Mestre de Reiki e Karuna Israelita. Tendo recebido a iniciação em Mestre de Karuna Reiki antes de existirem os controlos actuais e por discordar dos mesmos, não se registou como tal quando Rand decidiu criar um programa de controlo e registo dos Mestres de Karuna Reiki. Criou então o seu próprio sistema – Karuna.

Vicent Paul Amador é também Mestre independente, o qual terá recebido a iniciação no grau de Mestre de Karuna Reiki através de Rosy, Lyn Nickel e outras duas pessoas anónimas, uma das quais terá aprendido o sistema quando ainda se designava Sai Baba Reiki. É também detentor de certificados de Mestre nos sistemas Reiki Usui Shiki Ryoho, Reiki Usui Tibetano e Reiki não tradicional. Além do Karuna Reiki de Willian Rand, aprendeu outro sistema de Karuna não tradicional e o Tera Mai Reiki de Kathleen Milner. Adicionando algumas práticas de Chi Kung, criou então o seu próprio sistema – Karuna Ki.

Mais recentemente estudou SKHM e Seichim Reiki num curso de um ano com Lyn Nickel, aluna de Patrick Zielgler, o fundador do Seichim Reiki e do SKHM. Aprendeu também Isis Seichim bem como outros sistemas que introduziram algumas modificações ao Seichim original.

O princípio básico de Karuna Ki é a ligação com a Energia da Compaixão e a expansão dessa energia por toda a criação para promover a cura do Universo e dos seres deste mesmo Universo.

As práticas do Karuna Ki incluem, entre outras:

A cura através da imposição demãos, utilizando-se posições intuitivamente feitas através da análise do campo energético do paciente.

A cura à distância.

Meditações – para ligação à energia da compaixão e envio dessa energia à criação, para abrir e desenvolver canais, para ligação aos Mestres Ascencionados e à Energia Superior.

Cânticos com os mantras dos símbolos enquanto se faz uma sessão de cura ou meditação, podendo os mesmos serem feitos mentalmente, com o envio da sua ressonância para o campo energético do paciente através da 3ª. Visão e dos chakras das mãos.

Trabalho com 12 símbolos poderosos de cura.

Podemos então dizer que a energia Karuna é uma energia da mesma fonte do Reiki, mas com uma vibração mais elevada, que permita a actuação a níveis mais profundos em certas áreas, podendo ser este um passo mais na evolução do nosso corpo de Luz e no nosso trabalho de cura energético.

RECEBA AS NOSSAS INFORMAÇÕES

Todas as novidades do nosso site, subscreva a nossa newsletter

*Campo Obrigatorio

CONTACTOS

Trabalhamos em diversas áreas de terapias não convencionais, tendo por isso decidido há muito, estarmos em eterna pesquisa e aperfeiçoamento das mesmas. Procuramos dar resposta ao desequilíbrio humano principalmente através da mudança para um estado de consciência mais equilibrado, não dispensando todavia, a medicina ou as terapias adequadas para cada caso.

Benjamim Levy

Mail: blevy00@gmail.com | Telefone: 968 569 303