O hipocampo é considerado a principal sede da memória e um importante componente do sistema límbico. O córtex para-hipocampal desempenha um papel importante na codificação e reconhecimento de cenas ambientais, localizando-se na superfície do cérebro. Qualquer captação do meio ambiente quando chega ao córtex, irá realizar um estado de consciência, que irá capacitar a tomada de perceção de algo. Se esta informação não chegar ao córtex, ficará no inconsciente. Segundo a visão de Jung, existirão, porém, vários tipos de inconsciente…
Em muitos casos de problemas mentais – como a esquizofrenia por exemplo – poderíamos definir talvez esta parte do cérebro como tendo uma imaturidade. Seria de reconhecer todavia, que o córtex terá a função também de filtro.
Considerando a multiplicidade de outras existências, admitindo hipoteticamente que a reencarnação seja uma realidade da natureza – do ponto de vista palingenésico – criando o aspeto de termos tido outras vivências pretéritas, quando reencarnamos o córtex filtrará então neste caso, elementos de outras personalidades do nosso passado e a persona que se manifesta aqui, na vida presente. Porém, se o córtex para-hipocampal é imaturo, então esse filtro é imperfeito, ocasionando provavelmente pulsões desse passado desconhecido.
Num simples exemplo, poderíamos referir o caso do indivíduo que começa a olhar para o seu pai como aquele inimigo duma vida passada que o atormentou numa história pregressa, ou de ver a mãe como a sua esposa ou a amante que teve uma vida pretérita, mudando o enredo no palco dramático da vida e, provocando dissociações mentais, desencontros cronológicos de fases de construção das personagens da vida atual, misturando-as com personalidades que exerceu numa vida pretérita.
Situações de enredos de anteriores épocas passadas misturam-se com as situações do presente, devido ao córtex não filtrar corretamente. Isso constrói uma dissociação do discurso, que é muito próprio das psicoses.
Porém, será importante relembrar que não será só no caso de existirem problemas mentais que o ser humano será afetado por circunstâncias que venham de vidas passadas suas e, que estejam no seu inconsciente por resolver…
Trabalhamos em diversas áreas de terapias não convencionais, tendo por isso decidido há muito, estarmos em eterna pesquisa e aperfeiçoamento das mesmas. Procuramos dar resposta ao desequilíbrio humano principalmente através da mudança para um estado de consciência mais equilibrado, não dispensando todavia, a medicina ou as terapias adequadas para cada caso.